Los Roques de A a Z

Los Roques de A a Z

Publicado em 28/01/2015

Praias e Ilhas
Quando ir
Quanto tempo ficar
Hospedagem
Pousada
Câmbio
Como Chegar
Perfil do Viajante
Quanto Custa

Sobre Los Roques

Los Roques é um Arquipélago composto por mais de 300 ilhas, ilhotas, cayos (ilhotas desabitadas) e bancos de areia. É um Parque Nacional e seu território pertence à Venezuela. Localizado no sul do mar do Caribe está a poucos quilômetros das famosas ilhas ABC, Aruba, Bonaire e Curaçao.

mapa

Moeda: Bolívar Fuerte

Idioma: Espanhol

Fuso horário: -1:30 em relação ao horário oficial de Brasília.

Visto: Brasileiros não necessitam visto para entrada na Venezuela e por também fazer parte do Mercosul é possível entrar no país apenas portanto RG/carteira de identidade atualizada. Obs: nós levamos nossos passaportes pois queríamos o carimbo de Hugo Chaves é claro rsrsrs.

Vacina da febre amarela: Necessita ter feito a vacina que é valida por 10 anos, porém ninguém nos solicitou a carteira internacional de vacinação.

Seguro de viagem: É obrigatório, não sabíamos que era obrigatório por isso não fizemos, ninguém nos cobrou nem vimos outros turistas comentar que foram cobrados quanto a isso.

Quando ir

Por estar localizado no Caribe Sul o Arquipélago de Los Roques está fora da rota dos furacões, que vai de junho a novembro, com maior probabilidade entre agosto e final de outubro, ou seja, você pode e deve ir a Los Roques em qualquer época do ano \o/

A alta temporada compreende principalmente os meses de janeiro e fevereiro.

Caso você pretenda ir a Los Roques em janeiro ou fevereiro comece a planejar sua viagem com bastante antecedência, principalmente em função dos voos que são escassos, e as duas pequenas companhias aéreas que voam para Los Roques que não conseguem dar conta da grande demanda nesse período. Para saber mais sobre como chegar a Los Roques Clique Aqui e leia mais detalhes dessa logística que não é tão simples quanto outros destinos.

Nós fomos no mês de setembro em 2014, foram 10 dias de muito, mas muito sol e ilhas desertas e outras praticamente desertas.

Cayo de Água

Foto: Cayo de Água, no nosso Instagram @viagemadois.

Uma pessoa que conhecemos foi no mês de abril e relatou que havia muito vento, porém não havia quase mosquitos. Durante nossa estadia em setembro não teve nada de vento porém os mosquitos estavam a mil, mas nada que atrapalhe a viagem e que um repelente não resolva.

No site Viaje na Viagem do Ricardo Freire existe um post super útil chamado Praiômetro onde tem o nível de chuvas em todos os meses do ano nas principais praias do Brasil e do Caribe lá você pode conferir que Los Roques está quase sempre nas primeiras posições no quesito pouca chuva.

Então, o que você está esperando??? Vá para Los Roques! Temos certeza que você não irá se arrepender!!!

Quanto tempo ficar

Nós ficamos 10 dias em Los Roques, deu para conhecer as principais e mais famosas ilhas e cayos. Foram 10 dias MA-RA-VI-LHO-SOS, nós ficaríamos mais uns 5 dias fácil, fácil, isso porquê nós amamos mar, amamos mergulho (essa é muito a nossa vibe), e também porque são mais de 300 ilhas, cayos e bancos de areia, há muito a ser explorado.

Dessa forma, saímos de Los Roques com a certeza que não conhecemos tudo que o arquipélago oferece, mas também com a certeza de que fizemos uma viagem incrível e com o desejo pulsante de voltar a este pedacinho de paraíso!

madrisqui

Foto: Madrisquí

Se você não é tão fã assim de praia, sol, areia, mar, mergulho nós não recomendamos tantos dias. Muitas pessoas ficam 6 dias em Los Roques, pra nós é pouco, mas isso depende muito do gosto e da disponibilidade de cada pessoa.

Bom… mas você deve estar se perguntando: “Em 6 dias eu consigo fazer tudo?” em 6 dias você consegue ir as principais ilhas e não repetir nenhuma.

O que recomendamos? Nós recomendamos que você vá independente de quantos dias você deseja ou pode ficar em Los Roques, mas vá a Los Roques, não deixe de conhecer esse tesouro do Caribe.

Hospedagem

Vamos direto ao ponto; Se você está a procura de um resortão all inclusive pare de ler este post agora. Leia sobre Punta Cana, Aruba, Cancun.

Em Los Roques não existe nenhum resort, na verdade, nem hotel.

Em L.R. só existem pousadas, grande parte delas domiciliares. Segundo nativos com quem falamos são cerca de 70 pousadas e o governo venezuelano não permite mais a abertura de pousadas na ilha, o que no nosso ponto de vista é ótimo, um tesouro desses quanto mais preservado e, portanto menos explorado, melhor!

A maioria das pousadas em Los Roques trabalham com o sistema de meia pensão, inclui café da manhã e janta, algumas incluem também o almoço, que no caso é a cava/coller (caixa térmica para conservar os alimentos) com os lanches e bebidas que você vai levar para o passeio e outras incluem somente o café da manhã.

Em setembro de 2014 os valores das diárias iam de 25,00 dólares à 270,00 dólares por pessoa.

Nós ficamos os 10 dias hospedados na Pousada Casa de Sol do Sr. Jose Jimenez e sua esposa Sol.

Pagamos 30,00 dólares por pessoa a diária com café da manhã e janta incluso, porém o Jose forneceu o cooler (eles lá chama de cava) com gelo e fez a “marmita” com os almoços que ele alterna entre comida mesmo e sanduíches, ele só não fornece a bebida, isso fica por sua conta, ótimo, não?! O Jose faz isso para todos os seus hospedes embora quando você faça a reserva das diárias ele não informe esse up grade na sua reserva, informa apenas que inclui “desayuno e cena”/café da manhã e janta, mas pode ficar tranquilo o Jose prepara também a sua “cava”. Nós tomamos por hábito todos os dias de manhã antes mesmo do café ir até o mercadinho que fica na mesma ruazinha da pousada e comprar as bebidas para o dia, ou as vezes comprávamos de uma vez só bebidas para 2 ou três dias.

Pousada Casa de Sol

Sobre a Pousada Casa de Sol: Contatamos o Sr. Jose pelo Facebook através do seu perfil pessoal, conversamos com ele pelo bate papo e confiramos nossa reserva, não foi pago nada adiantado, o pagamento das diárias conforme o combinado via Facebook foi feito em dólar no dia que chegamos à pousada. A pousada é simplesmente a casa de Jose e Sol, uma casal mega simpático e hospitaleiro e o principal, ótimos cozinheiros! o Jose então…Nooossa Senhora, é um exímio cozinheiro, sabe aquelas pessoas que além de cozinhar bem são criativos na decoração e apresentação dos pratos? Pois então, esse é Jose Jimenez, em 10 dias não repetiu nenhum jantar, todos maravilhosos, sempre com sobremesa. Destaque especial para a paella de frutos do mar e para o pernil suíno com aquele molho igual ao do outback… muuuito bom!

A pousada possui 4 quartos para casal com mais uma cama de solteiro, banheiro privativo, TV a cabo tela plana (a nossa era 32 polegadas) e ar condicionado split (muito importante pois, a ilha é muito quente). Tudo muito simples, mas muito limpo, o que pra nós é super importante. No dia em que chegamos entramos no nosso quarto e o cheirinho de limpeza era uma excelente boas vindas! Os quartos e banheiros são limpos diariamente, as roupas de cama e banho são trocadas a cada 3 dias. O quarto não possui cofre, mas o pessoal é super confiável, deixamos dinheiro e pertences a mostra e não tivemos nenhum problema quanto a isso.

Casa de Sol - Pousada

Foto: Nós no triste dia de voltar para o Brasil… mi mi mi.

Por tudo isso que relatamos é que nós super recomendamos a Pousada Casa de Sol do Sr, Jose Jimenez.  (Esse post não é patrocinado, nós realmente ficamos fãs de pousada)

Contato da Pousada: Não tem site

FanPage no Facebook: https://www.facebook.com/lacasadesol?fref=ts

Perfil do Jose (é por aqui que você realmente consegue falar com ele): https://www.facebook.com/jose.jimenez.1485537

Dicas importantes:

Não há localização ruim em Los Roques, isso porquê todas as pousadas estão localizadas na ilha principal Gran Roque, que nada mais é que um pequeno vilarejo de pescadores, um lugar bem pequeno onde nada é longe!

Independente de qual pousada você escolha se hospedar é indispensável o ar condicionado. Não existe vida fora do mar sem ar condicionado, em Los Roques faz muuuito calor a noite, pelo menos em setembro de 2014 era assim! O ar condicionado do nosso quarto era congelante, era sempre um choque térmico entrar ou sair do quarto, a lente dos óculos sempre embaçavam.

Outras pousadas recomendadas por outros amigos que já foram a Los Roques:

La Cigala

Gremary

Guaripete

Movida

Sobre hospedagem é isso o que temos para relatar. estamos a disposição para questionamentos dúvidas e dicas!

Curta Los Roques!

Câmbio

Na Venezuela existem dois câmbios; o oficial e o negro. Em setembro de 2014 quando estivemos lá o câmbio estava dessa forma:

– Oficial 6 bolívares para 1 dólar;

– Com o Miguel Serrano 65 bolívares para 1 dólar;

– Em Los Roques 86 bolívares para 1 dólar.

Não conheci ninguém que fizesse o câmbio oficial. Nós trocamos em Caracas somente o necessário para pagar o nosso jantar daquela única noite que passamos na cidade, pagar taxas aeroportuárias e entrada em Los Roques, que é um Parque Nacional e por isso há que se pagar uma taxa no valor de 254,00 bolívares. O restante do dinheiro trocamos em Los Roques, pois já sabíamos que o câmbio lá era bem mais favorável.

Em Gran Roque, não há casas de câmbio oficiais nem homens da guarda nacional fiscalizando o câmbio negro como ocorre no Aeroporto Internacional Simon Bolívar em Caracas. Fizemos o cambio com muita tranquilidade em Los Roques na Aquarena (bar e loja de souvenirs) e na lojinha de souvenirs da Marta (é perguntar onde fica, todo mundo conhece e é ao lado de um minimercado), na única farmácia da ilha também é possível fazer o câmbio.

Tudo em Los Roques foi pago com moeda local, o Bolívar Fuerte (fuerte??? Rsrsrs) apenas a pousada foi paga em dólares.

bolivar

Foto: Bolívar Fuerte

 

Praias e Ilhas
Como Chegar
Perfil do Viajante
Quanto Custa

5 Comments:

  1. Com relação a pousada vc fechou na hora ou antes? Fiz a cotação está semana com ele para março mas o valor foi de 40 dólares por pessoa/dia e posso concluir que é alta temporada. Vc chegou a ver se os valores são menores fechando na hora?

  2. Obrigada exclareceu minhas duvidas e questionamentos! Perfeito bem completo!

  3. ola , boa noite !!! a taxa de 254,00 bolívares ( fuertes ) , por los roques ser um parque estadual , é por pessoa , ou por grupo , não importando o número de pessoas ??? agradeço a resposta antecipadamente !!!

    • descobridordos7mares

      Olá Rafael!

      Sim é por pessoa, não importa o tamanho do grupo pois, é uma taxa cobrada pelo governo. Mas se você for converter e, creio que a essa altura o bolívar está muito mais desvalorizado frente ao dólar, na conversão a taxa sairá por um valor muito baixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>