Los Roques – Como Chegar

Publicado em 28/01/2015

Los Roques de A a Z
Praias e Ilhas
Perfil do Viajante
Quanto Custa

Você já ouviu aquela lenda do pote de ouro no final do arco-íris? É fácil de chegar lá? Não, né?! Com paraísos como Los Roques também é assim, difícil de chegar, a diferença é que Los Roques existe! Então bora lá!

Primeiro vou explicar resumidamente a logística para chegar até lá, e você vai até pensar que é fácil, depois eu te explico os detalhes aí você vai mudar de opinião hehehe, mas mesmo assim não desista, pois vale muito a pena!

Você pega um voo do Brasil para a capital da Venezuela, Caracas, e de lá ou de Higuerote você pega um aviãozinho teco-teco e voa por 50 minutos até o belíssimo Arquipélago de Los Roques, pronto, você chega e desfruta de um paraíso!

Agora o passo a passo…

Do Brasil para Caracas você pode voar com a Tam/Lan, Gol, Avianca ou Copa.

O problema aí é que muitas vezes os voos não chegam a Caracas a tempo de pegar o teco-teco para Los Roques o que te obriga a pernoitar em Caracas, ou na volta de Los Roques que o teco-teco não chega a tempo de pegar o voo de volta para o Brasil no mesmo dia.

Não conhecemos ninguém que tivesse conseguido chegar a Caracas e seguir direto para L.R e também sair de L.R. e embarcar num voo para o Brasil no mesmo dia, ou seja, não tem jeito, ou no primeiro dia de viagem ou no último, ou nos dois, você terá que pernoitar em Caracas, o que não é nada legal, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

No nosso caso, voamos de Porto Alegre até São Paulo/Guarulhos e de Guarulhos para Caracas, ambos os trechos com a Tam, chegamos em Caracas por volta das 19:00 horas, fomos para o hotel, jantamos, dormimos e no dia seguinte seguimos de teco-teco para L.R, chegamos lá às 08:50 da manhã.

De Caracas para L.R. existem duas pequenas companhias aéreas que fazem esse trecho; Chapi Air e Aerotuy. É praticamente impossível comprar passagens aéreas dessas duas empresas sem intermediários, a Chapi Air nem sequer site possui, pelo menos até setembro de 2014 era assim. Como fazer então? É aí que entra o amigo de todos os brasileiros, o famoso Miguel Serrano!

Miguel é um venezuelano que mora bem próximo do Aeroporto Internacional Simón Bolivar e faz alguns serviços turísticos.

Ok, você deve estar se perguntando algumas coisas e nós vamos esclarecer.

Como nós achamos o Miguel?

Durante nosso planejamento da viagem à Los Roques encontramos um grupo no Facebook que se chama Dicas Los Roques nesse grupo muitas pessoas recomendam os serviços do Miguel, o cara realmente tem muita moral entre os brasileiros, atualmente cerca de 1.400 pessoas fazem parte desse grupo e nenhuma delas até agora falou mal do Miguel ou relatou algo negativo contra ele, podem conferir lá no grupo!

O que exatamente o Miguel faz pra você?

O Miguel compra a sua passagem aérea de Caracas ou Higuerote para Los Roques (ida e volta), reserva o hotel para você pernoitar em Caracas na ida, ou na volta, ou nos dois se necessário. Ele vai estar te esperando no aeroporto de Caracas com uma plaquinha na mão com seu nome na chegada, te leva no carro dele até o hotel caso você tenha que passar esse primeiro dia em Caracas (foi o que aconteceu conosco) e no dia seguinte ele busca você no hotel e te leva para o aeroporto de Caracas ou Higuerote aonde você for pegar o teco-teco. Na volta de L.R. ele estará lá lhe aguardando e fará os mesmos serviços. O Miguel faz também o cambio com você.

Quanto custa o serviço do Miguel? E em que momento eu pago por isso tudo?

Acertamos tudo com o Miguel aqui do Brasil via e-mail e whatsapp, ele costuma responder muito rápido, principalmente à noite. Não pagamos nada adiantado, tudo foi pago quando chegamos a Caracas, combinamos tudo só na confiança, só na palavra e funcionou muito bem e, funciona assim com todo mundo que contata o Miguel.

Valores em setembro de 2014:

– Passagem Chapi Air por pessoa: 170,00 dólares (ida e volta);

– Câmbio: 65 bolívares para 1 dólar;

– Uma diária no Hotel Miramar: 40,00 dólares para casal;

– Deslocamento de Caracas até Higuerote (são duas horas de viagem): 90,00 dólares (ida e volta para duas pessoas).

Obs 1: Troque com o Miguel somente o necessário, pois o cambio na ilha é muito melhor. Trocamos com Miguel 70,00 dólares e esse valor deu para pagar nosso jantar no hotel Miramar, pagar as taxas do aeroporto de Higuerote (171,00 bolívares), pagar a taxa de excesso de bagagem (300,00 bolívares = 4,61 dólares para 7 quilos de excesso de peso) e pagar a taxa de entrada no Parque Nacional de Los Roques, 254,00 bolívares = 3,90 dólares por pessoa e sobrou dinheiro.

Obs 2: O Hotel Miramar é a indicação do Miguel, o hotel é bom, tem um restaurante onde jantamos, piscina, wifi de qualidade, o ar condicionado split e o chuveiro do nosso quarto eram ótimos. Nada de luxos, mas tudo funcionando muito bem!

Valor do jantar para duas pessoas 918,98 bolívares (com bebida, sobremesa e taxa de serviço incluso)

Todas essas despesas foram previamente combinadas com Miguel via e-mail, conforme o combinado, pagamos tudo em dólares americanos quando chegamos em Caracas, confesso que rolou um medinho de que após os 10 dias em L.R. o Miguel não estivesse lá em Higuerote nos esperando para nos levar de volta ao aeroporto de Caracas, mas todo mundo disse que o Miguel é confiável, todos indicam ele, aí pensei: “o cara não seria tão burro fazer algo errado pois assim perderia todos os clientes brasileiros, ele sabe que é muito famoso no Brasil” em fim… pagamos tudo na chegada e conforme o combinado 10 dias depois lá estava o Miguel Serrano juntamente com sua esposa nos esperando em Higuerote para uma viagem de duas horas de carro até Caracas.

Posso confiar no Miguel?

Pode sim, o Miguel e sua esposa são pessoas sérias, de confiança, responsáveis e pontuais. Nós e muitos outros brasileiros que foram a L.R. por conta própria sem ajuda de agências recomendam os serviços do Miguel e como já falamos você pode conferir isso lá nos grupo Dicas de Los Roques no Facebook.

Contato do famoso Miguel:

 contato_miguel

 Foto: Contato Miguel.

O nosso voo para Los Roques foi com a pequena Chapi Air, os voos dessa companhia saem do Aeroporto de Higuerote, uma cidadezinha litorânea à duas horas de distância de caro da capital Caracas.

aeroporto_iguerote

Foto: Aeroporto de Higuerote.

Informação bem importante: o limite de peso de bagagem é de 10kg por pessoa na Chapi Air, nós excedemos 7 quilos e pagamos 300,00 bolívares por isso.

iguerote_checking

Foto: Check-in no balcão da Chapi Air.

Os aviões da Chapi Air são para 10 pessoas no total sendo 8 passageiros mais o piloto e o copiloto.

aviao_aeroporto

Foto: Teco-teco da Chapi Air na pista do aeroporto em Los Roques.

O voo de Higuerote até Los Roques é de 50 minutos. Quando faltar 10 minutos para aterrissar você começa a ver isso… Muito feio, não?!

imagem_aerea_chegada

Foto: Imagem aérea chegada em Los Roques.

O voo foi super tranquilo saiu no horário, a aeronave realmente é bem sucateada, nós não tivemos medo porque já andamos em teco-tecos outras vezes entre ilhas do Caribe, já estamos vacinados hehehe. Ao contrário do que muita gente pensa o voo de teco-teco não balança nadinha e a decolagem e aterrissagem são muitos fáceis e tranquilas, pelo menos em dia de sol nós garantimos que é assim, nunca andamos de teco-teco com tempo ruim.

A outra companhia que opera o trecho é a Aerotuy/LTA, seus voos saem do Aeroporto Internacional Simón Bolivar (o mesmo que você chega quando vem do Brasil), o que dispensa a viagem até Higuerote, às aeronaves são maiores para 48 pessoas, limite de peso de bagagem 15kg por pessoa e seria perfeito se não fossem os constantes atrasos e cancelamentos além da passagem custar mais caro.

No dia em que saímos de Los Roques a Aerotuy havia cancelados todos os seus voos daquele dia e sequer explicou o porquê da decisão, ainda bem que nossas passagens eram com a pontual Chapi Air, se não teríamos perdido nosso voo de volta para o Brasil que era naquele mesmo dia. A Aerotuy tem tantos problemas desse tipo que o governo venezuelano proibiu a venda de passagens pela companhia aérea, não sabemos por quanto tempo, se você pretende voar com essa empresa procure maiores informações.

4 Comments:

  1. Adorei as dicas e as orientação muito claro.

  2. Olá, Sigo o @viagemadois no instagram e já sou fâ,mas resolvi dar uma olhada no blog. Sem comentários para os relatos. Vocês estão de parabéns! O blog é muito bem elaborado e todas as dicas bem explicadas.
    Estou querendo ir para L.R em julho.Se eu tinha alguma duvida,agora não tenho mais.
    Parabéns pelo blog e boas viagens para nós…

    • descobridordos7mares

      Nossa como é bom receber esse feedback de um leitor!!!

      Isso só nos motiva mais e mais a continuar nossos relatos.

      Muito obrigado Cassio Ribeiro pelo carinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>