San Andrés de A a Z

San Andrés de A a Z

 Publicado em 20/04/2015.
Quando ir
Quanto tempo ficar
Como chegar
Câmbio
Hospedagem
Passeios, Praias e Ilhas

San Andrés é mundialmente conhecida por seu “MAR DE 7 CORES” ou “MAR DE 7 TONS DE AZUL” , olhando a foto abaixo; alguém duvida da fama?!

1

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

O Arquipélago de San Andrés está localizado no oeste do mar do Caribe, bem próximo ao Panamá, Nicarágua, Costa Rica e outros pequenos países da América Central, porém seu território pertence à Colômbia.

5

Fonte do mapa: Google.

 

Compõe o Arquipélago as ilhas de Providência, Santa Catalina, San Andrés (a principal) e outras pequenas ilhotas e cayos nos arredores dessas três maiores ilhas como você pode observar no mapa abaixo…

3

Fonte do mapa: Google.

 

 

Idioma

Espanhol e o inglês crioulo que é bastante falado entre os nativos da ilha.

 

Fuso Horário

Menos 2 horas em relação ao horário oficial de Brasília.

 

Moeda

Peso Colombiano: COP

O dólar americano até é aceito, mas eles preferem o peso colombiano e não fazem boas conversões caso você queira pagar em dólar americano.

 

Visto

Não é exigido visto de entrada para brasileiros. É possível entrar na Colômbia apenas com documento RG já que a Colômbia e o Brasil fazem parte do Mercosul e firmaram esse acordo que dispensa a apresentação do passaporte nos processos de imigração. Mas para quem, assim como nós, coleciona carimbos no passaporte, leve o seu, né?! 😉

 

Seguro de Viagem

Não é uma exigência para entrada na Ilha, mas é sempre melhor e mais seguro ter, nós fizemos.

Quando ir

De dezembro a maio. Por quê? Porque San Andrés, infelizmente, está na ROTA DOS FURACÕES, que vai de junho a novembro com maior probabilidade de agosto até a última semana de outubro. A ALTA TEMPORADA é de dezembro a fevereiro. A MELHOR ÉPOCA para visitar San Andrés, portanto é de março a maio. Fomos em março de 2015 e pagamos praticamente todos os passeios e outras despesas mais barato que pessoas que conhecemos que foram no reveillon 2015 e carnaval 2014, por exemplo. Acreditamos que em termos de valores e quantidade de turistas na ilha o melhor mês mesmo deve ser maio.

Fotor_142681416471795

Foto: Passeio de Jet Ski na Praia Peatonal em San Andrés – Colômbia.

 

–>Para saber mais sobre o passeio de Jet Ski em San Andrés Clique Aqui

Quanto tempo ficar

Se você pretende conhecer apenas San Andrés, 7 dias são o suficiente, você vai conseguir tranquilamente fazer todos os passeios e ainda curtir as praias descansado. Se tiveres pretensão de ir também até Providência e Santa Catalina reserve 12 dias.

Fotor_142672626599410

Foto: Sobrevoo de Parasail sobre o mar do Caribe em San Andrés – Colômbia.

 

–>Para saber mais sobre o passeio de Parasail em San Andrés Clique Aqui

Como Chegar

Três companhias aéreas levam você do Brasil para San Andrés, você poderá optar entre a TAM/LAN, a Avianca ou a Copa Airlines, porém nenhuma em voo direto, todas fazem conexão. TAM/LAN e a Avianca fazem conexão em Bogotá, capital da Colômbia e a Copa Airlines faz conexão na Cidade do Panamá, capital do Panamá. Frequentemente há promoções de passagens aéreas para San Andrés, por exemplo, R$ 858,00 ida e volta (taxas não inclusas), fique atento!

Fotor_142783185278953

Foto: Sobrevoando San Andrés. Que tal esse mar?!

 Câmbio

Valores referente a março de 2015.

No voo de ida fizemos conexão em Bogotá, lá fizemos câmbio do real para o peso colombiano R$ 1,00=600,00 COP e também trocamos um pouco de dólares americanos para o peso colombiano USD 1,00=2.230,00 COP. Nós sabíamos que em San Andrés a cotação estaria melhor que no aeroporto, por isso nesse primeiro momento trocamos uma quantidade pequena de dinheiro apenas para as primeiras despesas como taxi até o hotel e a taxa de turismo do Arquipélago de San Andrés. No centro da ilha é possível fazer o câmbio apenas do dólar americano para o peso colombiano, não vimos ninguém trocando real por peso colombiano, a cotação no BanColombia era de USD 1,00=2.370,00 COP e uma fila gigante para ser atendido enquanto que na porta desse mesmo banco algumas senhoras fazem câmbio rapidamente para você com a cotação de USD 1,00=2.400 COP, bem melhor, né?! Ahhhh sim… não é ilegal, nem inseguro, a polícia está ali ao lado o tempo todo, observando tudo tranquilamente, não ouvimos falar em notas falsas nem golpes desse tipo. Faço o câmbio tranquilo ali na calçada mesmo!

Hospedagem

A hospedagem é uma das coisas mais importantes de qualquer viagem. Infelizmente em San Andrés essa é uma questão bastante deficiente e problemática, explico; em uma rápida e superficial olhada nas avaliações que estão disponíveis no booking, tripadvisor e outros da maioria dos hotéis, pousadas ou albergues de San Andrés você vai observar que em geral são muito mal avaliados.

As reclamações são muitas, mas a maioria é pela relação custo benefício. Os hotéis cobram muito caro pelos serviços e infra estrutura que oferecem. Muitas reclamações como café da manhã com poucas opções, all inclusive com péssimas comidas e drinks, atendimento ruim dos funcionários, água fria no chuveiro (isso é muito comum na ilha), problemas com wifi, quartos com paredes mofadas, pintura e móveis velhos, falta de manutenção predial, resumindo… um show de horrores e preços altos. Mesmo os hotéis All Inclusive da rede Decameron são alvos de muitas reclamações, aliás, esses são os hospedes que mais reclamam já que pagaram muito caro para se hospedar nesses hotéis da rede.

Aff… missão muito difícil achar uma boa hospedagem em San Andrés, um BBB (bom, bonito e barato) então… xiiiii… nem se fala, praticamente impossível! Nós achamos que tínhamos encontrado, mas estávamos completamente enganados :(

Eu li no booking e no triadvisor boas avaliações sobre o El Viajero San Andrés Hostel, depois de dias de pesquisa acabamos optando por esse albergue/hostel, nós quase sempre ficamos hospedados em hostel (em quarto casal privado) por ser uma opção mais econômica e também pela questão da vibe que em geral os albergues possuem, galera jovem como nós, trocas de dicas, novas amizades, mochilão, enfim… tudo a ver conosco! Mas o El Viajero realmente, foi uma decepção, nós definitivamente não recomendamos esse hostel, já ficamos em muitos hostel’s de ótima qualidade e atendimento, mas esse foi péssimo! Vou tentar pontuar pontos positivos e negativos, ok?

Pontos Positivos:

# Preço: não é barato, mas também não é tão caro quanto outros lugares em San Andrés que também são muito mal avaliados.

# Tem cofre no quarto, TV LCD de 32 polegadas e ar condicionado split funcionando bem.

Pontos Negativos:

# Localização, cerca de 10 ou 15 minutos de caminhada até a principal praia e centrinho turístico da ilha.

# Wifi não existe, não funciona em momentos algum em nenhuma das dependências do hostel. Isso mesmo, existem 3 redes de wifi e nenhuma delas funciona e quando você reclama na recepção as funcionárias te dizem que você não tem nada que reclamar porque a wifi é grátis e que se você quiser usar internet tem uma lan house próximo ao hostel (você tem que pagar pelo uso, obviamente).

# O atendimento das recepcionistas é péssimo, má vontade, debochadas e mal educadas.

# A limpeza e higiene deixam muitos a desejar.

# A cama é barulhenta e velha.

# As roupas de cama e banho são velhas e gastas.

# Não tem toalha de rosto/mãos. Papel toalha também não tem.

# O colchão e os travesseiros são péssimos.

# A iluminação do quarto e do banheiro era fraquíssima, a noite parecia que estávamos a luz de velas.

# As cortinas do nosso quarto eram de um tecido amarelo bem clarinho, ou seja, quando sol raiava às 7:00 horas da manhã a gente obrigatoriamente acordava com o sol na cara!

# Tem limitações para o uso do ar condicionado no quarto, só permitido ligar o ar das 21h às 08h da manhã.

# Não tem regra nenhuma com relação a horário de silêncio, outros hospedes passam a noite na porta do seu quarto conversando, cantando, gritando, tocando violão etc e você nem pode reclamar afinal não há regra nenhuma em relação a isso.

# Café da manhã fraco (mesmo para um hostel) e todos os dias exatamente as mesmas coisas.

Você pode estar se perguntando por que nós não fomos embora desse hostel no primeiro dia, explico;

Nosso voo chegou à San Andrés às 03:15 da madrugada e até chegar nesse albergue já tinha passado das 04:00h da manhã e depois de 19 horas de viagem nós só queríamos fazer logo o check-in no hostel e ir para cama dormir e foi o que fizemos.

Nossa reserva tinha sido feita através do booking e estava estabelecido previamente nessa reserva que o pagamento do valor referente a todas as diárias seria feito no momento do check-in, como somos bem corretos quanto a questões desse tipo, procedemos exatamente assim, chegamos, pagamos pelas 8 diárias e fomos para o quarto, exaustos, nessa primeira noite nem observamos que a cama, o colchão, os travesseiros e as roupas de cama e banho eram péssimas, muito menos ver que as cortinas não tinham black out em plena às 4:00h da madrugada e depois de 2 voos cansativos.

Conhecemos um casal de brasileiros no hostel que no terceiro ou quarto dia (não sei ao certo) não aguentaram mais a bagunça do El Viajero e foram para outro lugar.

Nós dois somos pessoas muito tranquilas, sem frescuras e que pagam para não nos estressar, somente por isso não nos estressamos mais e não demos um jeito de sair correndo daquele lugar. Também porque sempre procuramos pensar que estamos naquele destino pelas suas atrações em si, que são muitas e lindíssimas, as fotos falam por nós, e não para ficar em um hotel chiquérrimo e mega confortável, até porque confortável mesmo é a nossa própria caminha na nossa casinha, não é mesmo?! Contentamos-nos em apenas NÃO INDICAR PARA NINGUÉM O EL VIAJERO SAN ANDRÉS HOSTEL e também fazer a nossa real avaliação do albergue em todas as mídias que disponibilizam esse espaço, como booking, trip advisor e outras.

Valor da diária para casal no El Viajero: 190.000,00 COP = 79,16 USD, ficamos hospedados 8 diárias, total: 1.520.000,00 COP convertendo para dólar 633,33 USD.

A nossa dica é leia muuuuuitas as avaliações dos hotéis em San Andrés antes de fazer sua reserva, não crie grande expectativa quanto ao seu hotel, assim a chance da decepção será menor. Infelizmente nem mesmo o paraíso é perfeito, San Andrés é realmente uma ilha paradisíaca, porém têm esse problema na rede hoteleira, fazer o quê, né?! Nem pense em deixar de ir a San Andrés só por que os hostéis não são lá essas coisas, o resto todo compensa, nós garantimos que você vai adorar San Andrés.

3

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe.

Passeios, Praias e Ilhas em San Andrés – relatos com valores e fotos. 

 

Clique nos títulos para ler relato completo.

 

Volta a ilha em San Andrés com carrinho de golf

Parasail – Sobrevoando San Andrés

Peatonal e Passeio de Jet Ski

Cayo Bolivar – O melhor de San Andrés!

Jonny Cay

Haines Cay e El Acuario de San Andrés

Praia CocoPlum e Rocky Cay

Quanto Custa Viajar para San Andrés?

Onde Comer em San Andrés?

47 Comments:

  1. Olá Ketrin e Paulo,
    Sigo vocês no Instagram e me apaixono cada vez mais pelo belos lugares que viajam. Irei para San Andrés e gostaria de algumas dicas de passeios e atrativos (Jet Ski, Parasail), com os melhores preços conseguidos, e a cooperativa de barqueiros que vocês conseguiram para ir em El Acuario e Haines Cay Isla, gostaria de ir no horário mais tranquilo para aproveitar melhor o lugar.
    Se puder me passar os lugares que não posso deixar de conhecer.
    Obrigada
    Beijos

    • descobridordos7mares

      Olá Natassya,

      Obrigada por prestigiar nosso blog e nossa galeria no Instagram!
      Nós estamos aos poucos escrevendo e publicando os posts sobre San Andrés, são muitos e gostamos de relatar tudo detalhadamente por isso leva um certo tempo! Sobre o passeio do voo de Parasail o posts já está no ar, com detalhes da nossa experiência, fotos valores e informações acesse http://www.descobridordos7mares.com.br/san-andres/san-andres-parasail e confira! O posts sobre o passeio de de Jet Ski está quase saindo do forno, fica de olho aqui no blog que acho que no máximo em 1 ou 2 dias já estará no ar. No post “Roteiro de 7 dias em San Andrés” tem umas dicas legais sobre os principais passeios, os imperdíveis, disponível em http://www.descobridordos7mares.com.br/san-andres/roteiro-de-7-dias-em-san-andres Os demais posts referentes aos outros passeios como Haines Cay e El Acuario por exemplo, devem estar entrando no ar nos próximos dias também, vamos divulgar no nosso Insta @viagem a dois e também na nossa FanPage no Facebook facebook.com/descobridordos7mares curte lá e fique por dentro! Estamos à disposição para auxiliar, qualquer dúvida comenta aqui no blog que respondemos com o maior prazer 😉
      Bjs,

      Ketrin e Paulo

    • descobridordos7mares

      Muito Obrigaduuuuuuu!!!!

  2. Olá Ketrin e Paulo,
    Muito obrigada, estou lendo tudo e ansiosa para os próximos posts. Estou adorando os relatos e dicas, é sempre muito bom termos o contato com pessoas que já foram, pois iria ficar perdida.

    Beijos

    • descobridordos7mares

      Oi Natassya,

      A série de posts sobre San Andrés são 12 posts, até o momento apenas 6 já estão no ar aqui no blog, nos próximos dias os outros 6 também entrarão no ar, um a cada dia, por isso, fique ligadinha aqui 😉
      Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas que possam surgir! Fique a vontade para perguntar aqui nos comentários!

      Bjo

      Ketrin e Paulo

  3. Estava acompanhando as fotos pelo IG e quando vi seu aviso de que os posts estavam saindo corri aqui pra ver. Vi sua observação quanto à época, já que San Andre’s está na rota dos furacões, mas antes de comprar nossas passagens vi que esse fenômeno, quando acontece, raramente atinge as ilhas, fica mais no mar, você já ouviu algo sobre isso? Iremos em agosto.
    Quanto aos hotéis, estou impressionada com os preços, na verdade como você comentou, o que pesa é a relação custo x benefício, quem viaja sempre tem como avaliar melhor essa questão e em San Andrés é um fator realmente ruim. Vou ver o que iremos decidir, até agora não vi nada que me deixasse segura :(.
    Vou continuar lendo os posts e à medida que as dúvidas forem surgindo, volto aqui. Um abraço.

    • descobridordos7mares

      Olá Cynara,

      Primeiramente muito obrigado por prestigiar nosso Instagram @viagemadois e nosso Blog Descobridor dos 7 Mares.
      Sobre a questão dos furacões realmente pelo que me parece acontece mais no mar, mas isso também é algo a se pensar pois o mar pode ficar um tanto “mexido” com algas o que pode frustar um pouco aquelas fotos de mar azul bebê perfeito, sabe? Outro risco é se o mar estiver mesmo “mexido”, revolto é possível que passeios de barco sejam cancelados. Conheço pessoas que foram nos meses de agosto e setembro a ilhas no Caribe que estão na rota dos furacões e fizeram viagens PERFEITAS, com muito sol e mar perfeitoooo, vi fotos lindas! Então, resumindo, a probabilidade de um furacão desses “melar” sua viagem é muito remota 😉
      Quanto aos hotéis é uma missão bem difícil, achar um bom custoxbenefício, eu nem sei o que te indicar, porque realmente a hospedagem lá é cara e o serviço prestado e as instalações não são compatíveis com o preço cobrado! Complicado mesmo! Uma pena, já que trata-se de um lugar tão lindo!
      Se precisar já sabe; “prende o grito” aqui nos comentários, teremos prazer em responde-la 😉

      Bjs,

      Ketrin

  4. Olá!! Eu estava no mesmo hostel que vcs, acho que até nos conhecemos lá…realmente não foi dos melhores, nunca tive problemas em hostel, mas lá…. a pior parte foi o atendimento das recepcionistas, tive problemas com quarto logo que cheguei, mas como vc mesmo falou, a ilha compensa todos os problemas né…Um lugar lindo e paradisíaco…

    • descobridordos7mares

      Oi Bruna,

      Que bom te reencontrar por aqui e obrigada por prestigiar nosso blog com sua visita!
      Pois é, aquele El Viajero foi só decepção, ainda bem que San Andrés foi só alegria e nem poderia ser diferente num lugar lindão como aquele né?! Com certeza a beleza de San Andrés compensa tuuudo!

      Bjs,

      Ketrin

  5. Natassya Pereira

    Olá Ketrin e Paulo,
    Gostaria de uma dica sobre o Seguro de Viagem, qual vocês utilizam se fizeram para ir à San Andrés. COmo tem inúmeras opções fico na dúvida sobre qual escolher.

    Obrigada!
    Beijos

    • descobridordos7mares

      Oi Natassya,

      Nós sempre fazemos com a Mondial Assistence, mas nós nunca (Graças a Deus) precisamos usar por isso eu até hoje não sei se essa empresa é realmente boa ou não. O que posso afirmar é que uma empresa bem conhecida, os preços são bons e quem usou aprovou e digo isso baseada na pesquisa feita pelo site de passagens aéreas Melhores Destinos, o nome do resultado da pesquisa é “Os 7 melhores seguros de viagem na avaliação de nossos leitores!” dá uma lida nessa matéria deles que é bem interessante e sucinta http://www.melhoresdestinos.com.br/melhores-seguros-viagem.html

      Bjs,

      Ketrin e Paulo

  6. Virginia Basaglia Tavoni

    Olá estou acompanhando vcs desde insta amei as fotos de vcs na ilha e por esse motivo resolvi minhas próximas férias será em San andres já li várias vezes todos os postes e aguardando anciosa os próximos bjus ótima sua página Parabéns.

    • descobridordos7mares

      Oi Virginia,

      Muito bom saber que você gostou do nosso blog, que está aproveitando nossas dicas e principalmente que estamos inspirando sua próxima viagem, saber de tudo isso é super importante pra nós e só nos motiva a continuar fazendo o blog com carinho e dedicação sabendo que estamos ajudando outras pessoas a viajarem mais e melhor! Sempre que colocamos aqui no blog novos posts divulgamos no Instagram @viagemadois e também na nossa Fanpage no Facebook se quiser curte lá facebook.com/descobridordos7mares

      Bjs

      Ketrin e Paulo

  7. Natassya Pereira

    Olá Ketrin e Paulo,
    Muito obrigada pelo retorno e atenção !

  8. Pingback: Planejamento de uma viagem a dois para San Andrés - Cantinho de Ná

  9. Olá Ketrin, meu nome é Gisele , ficarei 7 dias em San Andres e gostaria de fazer algumas perguntas, eu pesquisei na internet e vi que o real vale mais que cop é isso mesmo? Minha viagem é bem low cost 100 reais por dia para passeio simples almoço e jantar são suficientes? sobre hospedagem ficarei no El Viajero e pelo que vi vc não recomenda rsrs. O cartão pré pago é vantajoso?

    • Oi Gisele,

      Que legal vê-la por aqui!
      Quando eu fui comprei dólares no Brasil e lá em San Andrés troquei o dólar americano para COP (cotação em março de 2015 1USD = 2.400,00 COP). Gastamos por dia, POR PESSOA na média de 110.000 COP = 45,83 USD (para passeios e alimentação, SEM contar hospedagem e passagens aéreas)! Temos um post aqui no blog que chama-se “Quanto Custa Viajar para San Andrés?” http://www.descobridordos7mares.com.br/san-andres/quanto-custa-viajar-para-san-andres dá um lida nele que eu acho que vai te ajudar com os valores, como por exemplo com táxi. Não acho o cartão pré-pago vantajoso pois assim como no cartão de crédito é cobrada a taxa de 6,38% de IOF, a forma mais econômica é levar dinheiro em espécie mesmo, porém, é mais arriscado! E boa sorte com El Viajero rsrsrs, tomara que você tenha uma experiência melhor que a nossa e acho que vai ser sim, pq experiência pior que a nossa vai ser difícil rsrsrs!

      Bjs,

      Ketrin

  10. Oi Ketrin, eu de novo…minha viagem está chegando e estou nos ajustes finais. Quanto foi a taxa de turismo em San Andrés? Iremos fazer câmbio em Bogotá apenas do mínimo necessário e faremos o resto direto na ilha como você comentou. Brigada. Bjs

  11. Oi Ketrin,
    Adorei todas as dicas de vcs!!! Mas ainda preciso de ajuda…
    Vou em dezembro /2015 e queria saber se é bom reservar um fim de semana pra ficar na ilha, isso pq nossa viagem engloba Cartagena e Bogotá, e temos cerca de 4 dias pra ficar em San Andres. Uma outra coisa, o link http://www.descobridordos7mares.com.br/san-andres-praia-peatonal-e-jet-ski, não está funcionando. Queria muito ler a respeito do passeio de Jet ski.
    Obrigada por tudo!!
    Bjs,
    Ana.

  12. Olá Ketrin, tudo bem ?

    Não consegui abrir a página sobre o passeio de jet sky, dá um erro ‘pagina não encontrada’, estou indo pra S.A em Abril de 2016 e peguei todas dicas suas, só ficou faltando esta, poderia me passar via e-mail ? Onde comprou e etc…só pra ter uma noção mesmo pq eu amo jet sky, rsrs..

    Obrigado e parabéns pelo blog, muito bem explicado nos seus mííííínimos detalhes, rsrsrs.. .

    Forte Abraço.

  13. Bom dia! Estarei indo para San Andrés em abril/2016, meu voo terá escala no Panamá, estou em dúvida se faço o cambio no Panamá ou em San Andrés, tem casa de cambio dentro do aeroporto de San Andrés? vale a pena trocar lá? Obrigado! Obs.: Vou levar dólares.

    • Oi Leandro!

      Obrigada por sua visita ao nosso Blog e por sua participação nos comentários!
      troque seus dólares em San Andrés, vale a pena sim e é super fácil, no Bancolômbia e em frente ao Bancolômbia no centro da ilha, no aeroporto troque somente o que vai precisar pagar de táxi até o hotel pois o câmbio no aeroporto costuma ser mais desvantajoso.

      Boa viagem!
      Estou a disposição para possíveis dúvidas!

      Abraço!
      Ketrin

  14. Olá.
    Estou adorando as dicas, vou para San Andrés semana que vem dia 12/12/2015, vamos seguir todas as suas dicas, porem não ficou muito bem claro pra mim, o que vale mais a pena comprar os passeios em COP ou em Dólar?? Estou meio confusa quanto a isso. O que levar mais, dólar ou cop?

    Bjus e otimas as dicas.

    Kawanny Furtado

  15. Queria agradecer a Ketrin pois sempre que preciso de dicas está pronta a me ajudar.
    Adorei te conhecer e amo seu blog.
    Serei sempre uma seguidora de suas viagens….
    Beijos Ana

  16. Vou pra San Andrés em Maio, estou mega ansiosa!

    Quero fazer todos os passeios que vcs indicaram, vamos ficar lá 10 dias, tem mais algum lugar que eu possa ir?

    Obrigada e lindas fotos!

    • Oi, Tatiane!

      Será um bela viagem, tenha certeza disso!
      Sugiro que você passe 2 ou 3 dias em Providência que é uma ilha vizinha à San Andrés, não fui, mas vi muitas fotos é linda!
      Obs.: Se fores a Providência compre com antecedência sua passagem no teco teco que faz a ponte aérea entre as ilhas, ele é pequeno por isso os acentos se esgotam bem rápido!
      Obrigada por sua participação aqui no nosso Blog, volte sempre!

      Boa viagem!

      Abraço,
      Ketrin.

  17. Estive em San Andres ano passado, e adorei tudo por la, realmente achar hotel bom e barato por la é complicado. Parabens pelo site .
    Tambem adoro viajar, e depois de visitar mais de 30 paises resolvi dar dicas tambem – visitel la.
    http://www.garaviagem.com

  18. Oie, gostaria de saber como foiba experiência em relação a segurança e recepção dos nativos. Li em alguns lugares que tem muitos asssaltos e que a ilha é extremamente suja, procede essa informação?! Bjus

    • Oi Raquel!

      Fomos muito bem recebidos e tratados pelos nativos. Em momento algum vimos qualquer tipo de violência. Nos sentimos seguros ao andar pela ilha, inclusive em horários como 23h ou 00h pois vimos muitos policiais por todos os lados e em todos os horários!

      Não achei a ilha extremamente suja não, ela é bem urbanizada e junto com a urbanização sempre vem a sujeira, mas nada além do que vimos em cidades do Brasil. A ilha tem sim é um transito bem intenso, principalmente de motos.

      Bjs,

      Ketrin

  19. Parabéns pelo post! Bem escrito, claro e objetivo. Vai me ajudar muito no meu roteiro! Vou em agosto, não sei se será o melhor mês para ir, mas é o único mês que posso.
    Eu sinceramente estava pensando em me hospodar no EL VIAJERO, pois foi o único hostel mais “popular” que vi em minhas pesquisas (preciso pesquisar mais). Fiquei chocada com cada detalhe que disse sobre o Hostel e fiquei imaginando, se pra você que foi viajar acompanhada e ficou em um quarto privado foi assim, imagina pra mim que vou viajar sozinha e ficar em quarto misto!
    Gosto de hostel que tem festas, pois gosto de conhecer pessoas novas…mas o atendimento é essencial .
    Novamente parabéns e obrigada pelas dicas! Continuo acompanhando tudo por aqui!

    • Oi Alyanne,

      Fico super feliz que vc tenha gostado do nosso blog!
      Realmente u não recomendo o El Viajero, infelizmente não tivemos uma boa experiência!
      A questão da hospedagem é realmente algo bem crítico na viagem à San Andrés, nesse quesito a ilha tem muuuuito a melhorar!
      Estou a disposição para possíveis duvidas!
      Obrigada por sua visita aqui no nosso blog! Volte sempre!

      Boa viagem!
      Abs,

      Ketrin

  20. Oiiii!!! Nossa estou amando o blog de vcs e todas as dicas, vcs não tem noção do quanto isso ajuda!!!! Estamos querendo conhecer San Andres em Junho, mas as conexões são muito demoradas, isso quando não são 2 conexões, meu Deus!!! Voces conseguiram um voo mais tranquilo? ou isso realmente acontece pra esse destino… Obrigada

    • Oi Dayane!

      Fico super feliz que vc tenha gostado do nosso blog!
      Nosso voo saia de Porto Alegre com conexões em Guarulhos e depois em Bogotá (tanto na ida quanto na volta). Na ida ficamos esperando apenas uma hora em SP e depois 6 horas em Bogotá. Na volta ficamos em conexão em Bogotá por 9 horas, inclusive fomos ao centro histórico da cidade conhecer, passear e almoçar. A última conexão em SP foram mais 3 horas de espera! Bem cansativo! Voamos com a Tam/Lan.
      Estou a disposição para possíveis duvidas!
      Obrigada por sua visita aqui no nosso blog! Volte sempre!

      Boa viagem!
      Abs,

      Ketrin

    • Oi Dayane!! Eu estou indo em Junho e achei um voo que fica só 50 minutos no Panamá. Passagem boa e barata dá trabalho achar, mas vale a pena!! 😀

  21. Adorei as dicas!!! Muito úteis!
    Iremos em março e com certeza aproveitaremos as dicas da página de vcs!

  22. Boa noite.

    Esse valor que vcs publicaram sobre Cayo Bolivar é individual ou por casal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>