San Andrés Cayo Bolivar

San Andrés Cayo Bolivar

 

 Publicado em 23/04/2015.

 

Cayo Bolivar é realmente o lugar mais lindo em San Andrés. É a cereja do bolo. É o passeio mais imperdível da viagem. Aquele passeio que você não pode em hipótese alguma sair de San Andrés sem ter ido à Cayo Bolivar.

Cayo Bolivar_1

Foto: Cayo Bolivar – San Andrés.

 

DICA IMPORTANTE: Assim que você chegar a San Andrés reserve logo seu passeio para Cayo Bolivar, na recepção do seu hotel é possível fazer a reserva, é importante garantir o seu lugar, pois o número de visitantes na ilha é limitado por dia e o passeio não acontece todos os dias da semana. O mar também tem que estar em condições adequadas de navegação, se o mar estiver ruim o passeio não sai, e se você marcar o passeio para o final da viagem e nesse dia o mar não colaborar você provavelmente vai voltar de San Andrés sem ter conhecido Cayo Bolivar o que seria lamentável.

Saídas: Terças, quintas e sábados.

Preço: 180.000 COP = 75,00 USD (cotação em março de 2015; 1,00 USD = 2.400 COP)

Duração: O dia inteiro.

Inclui: Transporte em lancha rápida até Cayo Bolívar (cerca de 45 minutos), café da manhã, almoço e bebidas a vontade, água, refrigerante e cerveja.

 

Nós havíamos lido muitos relatos de viajantes que já fizeram esse passeio falando coisas terríveis sobre a ida na lancha rápida. Coisas do tipo;  é perigoso, pessoas ficaram com dores nas costas e no bumbum, pessoas que ficaram roxas nas pernas, tudo isso porque na ida a lancha anda contra as ondas e com isso a embarcação bate muito.

Bom…visto que estávamos preparados para o pior depois de ler tudo isso, nos surpreendemos positivamente, pois pelo menos no dia em que fomos não foi todo esse terror e pânico não, claro que isso também depende de pessoa para pessoa, pra mim (Ketrin) foi tranquilo, mas tinha uma moça chorando durante o caminho, apavorada. Cada um, cada um né?! Eu sinceramente acho um pouco de exagero, frescura, fiásco. Não achei perigoso, não enjoei, não me deu medo, não fiquei com dor nas costas nem no bumbum, muuuuuito menos fiquei rocha nas pernas. O Paulo deu risada o tempo todo e ainda gritava: “Toca-le pau nesse carrrrinho Marco Véio” hehehe.

Cayo Bolivar_2

Foto: Lancha rápida a caminho de Cayo Bolivar.

 

Cayo Bolivar_3 

Foto: Mais uma da galera na lancha. 30 passageiros e 3 tripulantes.

 

Quem senta no fundo da lancha toma água na cara o tempo todo, porém não sente tanto as batidas da lancha sobre o mar, nem as borboletas no estômago. Quem senta bem na frente não se molha, porém ali bate muito mesmo, tipo o seu corpo sai do banco o tempo todo. Por isso o negócio é sentar no meio da lancha e não ficar nas beiradas. Eu fui assim, foi mega tranquilo! Não recomendo para idosos ou crianças muito pequenas.

 

A beleza indescritível de Cayo Bolívar supera facinho qualquer perrengue que você passe pra chegar lá 😉

Cayo Bolivar_4

Foto: Povo todo reunido para ouvir algumas informações sobre a ilhota e sobre como será o dia.

 

DICA: Fique atento a distribuição da comida, se não quiser ficar verde de fome até às 13:30, horário em que é servido o almoço!

Nós ficamos sem café da manhã, que na verdade nem dá para chamar de café da manhã, pois era só um sanduíche de pão de forma. Ninguém avisou que estavam sendo distribuídos o “café da manhã” e quando nós e mais algumas pessoas chegamos para comer não tinha mais nada, nada, nadinha. Só que todos saíram de seus hotéis bem cedo, sem tomar café da manhã, já que começam a passar nos hotéis para pegar os turistas antes das 07:00h.  Reclamamos para o pessoal que estava na organização e eles colocaram a culpa em único funcionário que saiu a distribuir os sanduíches e deixou que cada pessoa pegasse 3, 4 sanduíches de uma só vez. E ainda tiveram a cara de pau de nos “explicar” que eram 140 sanduíches para 120 pessoas e que era para ter dado para todos comerem. Ora minha gente, se são 140 pessoas deveriam no mínimo, ter levado o dobro de sanduíches, não?! Ainda mais porque não havia mais nada para comer no café da manhã, nem para beber. Pagamos caríssimo por um passeio que incluía café da manhã, que na verdade nem era um café da manhã coisa nenhuma, e ainda ficamos varados de fome durante horas até o almoço. As pessoas (todos homens) que trabalham nesse passeio são muito amadores. O pior de tudo é que nem tínhamos como “escapar” desses amadores, pois eles operacionalizam o passeio a Cayo Bolívar para todas as pessoas que visitam a ilha. Independente aonde você comprou o passeio, seja na recepção do seu hotel ou em alguma agencia de passeio das muitas que existem por lá, são todos apenas intermediários, atravessadores, pois uma única “empresa” que realmente levam todos os turistas à Cayo Bolívar com suas lanchas, os mesmo levam a comida e as bebidas, resumindo fazem tudo, só não vedem o passeio à você!

 

Fotor_142981694301549

Foto: Cayo Bolivar – San Andrés.

 

DICA: Leve lanchinhos para comer em Cayo Bolívar.

 

Cayo Bolívar é uma ilhota bem pequena. Tem coqueiros que dão uma ótima sombra para todos, isso mesmo, não é necessário disputar sombra com ninguém, tem sombra para todo mundo. Tem o mar mais lindo de San Andrés, é tão lindo que nem parece de verdade. Sabe foto de pôster de pacote para o Caribe em parede de agencia de viagem??? Então…

                    PicsArt_1429819415009Foto: Cayo Bolívar – San Andrés.

 

 Fotor_142981697992955

Foto: Cayo Bolivar – San Andrés, Colômbia.

 

  Cayo Bolivar_8

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe.

 

Cayo Bolivar_9

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

 PicsArt_1429819368669

Foto: Sendo feliz em Cayo Bolivar – San Andrés.

 

PicsArt_1429819457966Foto: Sendo feliz em Cayo Bolivar² – San Andrés.

 

Bom, depois dessas fotos, nem preciso dizer que nós A-MA-MOS Cayo Bolivar né?! Com certeza absoluta é o lugar mais lindo de San Andrés, o melhor passeio, apesar de ser uma aventura chegar até lá. Sem dúvida nenhuma vale muito a pena mesmo sendo caro pra caramba!!!

 

Como não amar um lugar assim…

 

Cayo Bolivar_12

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

Sobre o almoço e as bebidas: Água mineral sem gás, refrigerante em lata e cerveja em lata, tudo gelado, em grande quantidade e disponível o dia inteiro, não faltou bebida. O Almoço foi arroz branco, peixe frito, salada e patacones foi bem servido e não faltou comida para ninguém. Toda comida foi feita lá na ilha mesmo, a equipe monta uma espécie de cozinha de acampamento, fazem uma fogueira e o almoço saiu assim, não era uma delícia de comida, mas também não era ruim não!

Esse é o “banheiro” em Cayo Bolívar, nem nos atrevemos a entrar…

 

PicsArt_1429819568258Foto: Banheiro da ilha.

 

Aluguel de snorkel e máscara: Nós temos o nosso equipamento por isso não alugamos, mas um amigo que estava conosco alugou por 10.000 COP snorkel e máscara, quem aluga é o mesmo pessoal que faz o passeio, ou seja, você paga 180.000 COP pelo passeio e ainda tem pagar mais 10.000 COP se quiser usar o equipamento, achamos isso absurdo, pelo preço que é o passeio deveria estar incluso, não acham?! E ainda tem mais, esse mesmo amigo acabou perdendo a máscara alugada no mar durante o mergulho e no final do passeio o esse pessoal teve a cara de pau de cobrar do nosso amigo 50.000 COP por ele ter perdido a máscara, sendo que um kit de snorkel e mascarado mesmo fabricante é vendido por 25.000 COP em todas as lojinhas de San Andrés, gente vocês acreditam nisso?! Os caras são muito caras pau!!! O nosso amigo teve que conversar muito com eles para negociar isso, sendo que ficamos sem café da manhã por um erro deles e não pedimos desconto no valor do passeio por causa disso, eu sei fomos bobos, deveríamos ter pedido o desconto mesmo! Como eu disse, os caras são muito amadores! Não sabem trabalhar com turismo e é lamentável que Cayo Bolivar que é um passeio imperdível esteja “nas mãos” de gente tão sacana!

Não nos importamos em pagar caro por algo quando somos bem atendidos, quando o serviço prestado é de qualidade! O que vale mesmo são as belezas de Cayo Bolivar apesar de todos esses “problemas”.

A nossa dica principal é; não deixe de ir a Cayo Bolivar, mas fique esperto com esses malandros!

 

Após às 15h a equipe avisa que é hora de ir embora, embarcam todos e seguimos por menos de 10 minutos de navegação para visitar essas duas ilhas que aparecem nessa foto…

Fotor_142981838566382

Foto: Ilhas vizinhas a Cayo Bolívar.

 

O tempo de parada nessas duas ilhotas foi de 40 minutos, nesse tempo foi possível apenas caminhar um pouco e tirar fotos. Eis algumas delas…

Cayo Bolivar_15

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

 

Cayo Bolivar_16

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

 

Cayo Bolivar_17

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

Cayo Bolivar_18

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

Fotor_142981717751047

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

 

Cayo Bolivar_19

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

 

Cayo Bolivar_21

Foto: Cayo Bolivar, San Andrés – Caribe Colombiano.

 

 

   

 

 

 

 

19 Comments:

  1. Estou com uma dúvida cruel de ir ou não a Cayo Bolivar, também já li um bocado sobre a travessia e a maioria fala horrores. Não enjoo em barcos, mas um passeio de 45 minutos num barco lotado me dá receio. Você saber dizer se é possível alugar um barco pra irmos por nossa conta? Nós temos um barco aqui e temos hábito de navegar, talvez fosse uma opção, estou louca pra conhecer, depois dessas fotos então…

    • descobridordos7mares

      Oi Cynara,

      POR FAVOR não deixe de ir a Cayo Bolívar, é lindo d+! É o lugar mais lindo e com o mar mais perfeito em San Andrés sem dúvida nenhuma! Eu não sei lhe dizer se é possível alugar barco e ir por conta. Tem também a questão do número limite de pessoas que podem entrar na ilhota por dia, que eu saiba essas “entradas” estão todas nas mãos das agencias de passeios e não sei qual o “esquema” que eles firmaram para poder levar os turistas para Cayo Bolivar, pois Cayo Bolivar é uma base militar.

      De qualquer forma: VÁ A CAYO BOLIVAR!

      Bjus

      Ketrin

  2. A pargunta que não quer calar: Los Roques ou San Andres?

  3. Bom dia amigos!

    Primeiramente parabéns e MUITO obrigado por compartilhar a experiência vocês.
    Estou com passagem comprada para final de Janeiro de 2016, estarei com minha esposa nessa aventura mas tenho algumas dúvidas. Cayo Bolivar é um passeio que namoramos desde quanto começamos a pesquisar e planejar San Andres, como dito é a cereja do bolo. Esses preços que você menciona nos relatos são todos por pessoa, certo?

    Outra dúvida é que atualmente o dólar está subindo mais rápido que foguete, e atualmente a matemática já mostra que não está (pelo menos hoje, atualmente) compensando levar dólar para fazer câmbio lá. Encontrei em São Paulo 1,00 real =715 COP, mas gostaria de saber se você recomenda eu fazer o câmbio em Bogotá? Pois em alguns sites vi a cotação de 1 dólar = 2680 COP, levando em conta que a cotação do dólar que consegui foi R$ 4,05 com IOF, sendo que esse mesmo valor em COP dá 2891 (arredondando). Em contrapartida outro pequeno detalhe que isso impacta é o volume de dinheiro que eu teria que andar, o que você recomenda? rss

    • Oi Daniel,

      Primeiramente peço desculpas pela demora pra responder, estamos às vésperas da nossa próxima viagem e “endoidecendo” um pouco com os preparativos finais.
      Agradeço a sua visita e contribuição ao nosso blog!
      Todos os preços são sim por pessoa, na ocasião pagamos 180.000 COP por pessoa pra o passeio a Cayo Bolivar, o passeio mais caro em San Andrés, aliás os outros passeios são realmente muuuuuuuuuuito mais baratos!
      Quando nós fomos em março de 2015 o dólar não estava tão caro como está hoje, nós levamos dólar e trocamos no aeroporto de Bogotá somente o necessário para pagar o taxi do aeroporto de San Andrés até o nosso hotel, o restante trocamos em San Andrés na frente do BanColômbia (1,00 USD = 2.400,00 COP). No aeroporto de Bogotá 1 real = 620.000 COP. Nós usamos apenas dinheiro em espécie lá, evitamos sempre usar cartões de dédito ou crédito em função dos 6,38% de IOF e da variação maluca do dólar, é um tanto arriscado guardar dinheiro dentro do quarto do hotel sim, se tiver um cofre melhor, mas nós nunca tivemos problemas quanto a isso! Só usamos cartões em último caso!

      Se surgirem mais dúvidas estamos a disposição!

      Abraço!

      Ketrin

  4. Olá! Amei o blog!! Irei a San Andrés em 2016…Com o dólar a R$ 4,05, acredito que esteja valendo mais a pena trocar reais por cop, não é mesmo? Gostaria de saber se as casas de cambio de san andrés trocam reais….obrigada!

    • Oi Isabela,

      Primeiramente mil desculpas pela super demora em lhe responder, estávamos viajando e voltamos ontem, por isso somente hoje estamos retomando os trabalhos.

      Na casa de câmbio do aeroporto de Bogotá eu lhe garanto que você consegue trocar o real para o COP, mas em San Andrés eu não encontrei essa possibilidade, talvez isso seja possível no BanColombia mas não tenho como te dar certeza disso! Em San Andrés trocamos apenas dólares americanos para COP.

      Se surgirem mais dúvidas estou a disposição para ajudar!

      Obrigada por sua visita e comentário no nosso blog!

      Abraço!

      Ketrin

  5. Essas fotos são da GoPro? Sei que o talento do fotógrafo faz toda diferença kkk mas gostaria de tentar repetir rsrs

  6. Primeiro parabens pelo blog, tenho buscado informações para san andreas e só aqui consegui boas dicas!! Minha duvida é a seguinte não estou conseguindo hotéis no centro confiaveis, estou pensando em reservar a pousada sunset que fica do outro lado da ilha, isso vai me dificultar muito? vc tem alguma indicação de hotel? e com relação ao cambio alguma dica, levo real ou dólares?

    • Oi Patrick,

      Que bom que você está gostando do nosso blog! Fico muito feliz com sua visita aqui!
      Sobre a pousada distante do centro; vai dificultar sua vida apenas se você não for alugar uma moto ou carrinho de golfe para todos os dias que vai ficar na ilha, se você pretende contar com o transporte público vai dificultar sim, os micro ônibus são demorados e lotados e nos finais de semana passam de hora em hora. Se for alugar um carrinho de golfe por exemplo, considere o gasto com a diária do carrinho (entre 60.000 e 120.000 COP por diária dependendo do modelo) e mais o combustível.
      Essa questão de onde se hospedar em San André é muito complicada, falo com mais detalhes sobre esse tema HOSPEDAGEM nesse link aqui http://www.descobridordos7mares.com.br/san-andres#hospedagem
      Sobre o câmbio, nós levamos dólares americanos, mas isso foi em março de 2015 e o dólar não estava tão alto. No aeroporto de Bogotá é possível trocar real por COP, na ocasião a cotação era 1 real para 600 COP e o 1 dólar para 2.230 COP. Não vi possibilidade de trocar real por COP na ilha de San Andrés, apenas dólar americano para o COP (1 dólar para 2.400 COP). Escrevi especificamente sobre o câmbio nesse link aqui http://www.descobridordos7mares.com.br/san-andres#cambio

      Estou a disposição para possíveis dúvidas!

      Abraço e Boa Viagem!
      Ketrin

  7. Olá Ketrin.

    Estou adorando seu blog e pegando altas dicas!!!!
    Estou indo com meu marido agora em Março/2016 e minha maior dúvida é quanto ao dinheiro.
    Pois em viagens q não tinham praia sempre andávamos com todo o dinheiro da viagem. mas nesse caso q é praia. não tem como. O hotel q reservamos no centro acho q não tem cofre,ai tô com receio de deixar na mala o q vc acha? como fizeram?

    Ah!! E mais uma vez parabéns pelo blog e por dividir sua experiência conosco .

    • Oi, Elizangela!

      Quando não tem cofre nós fazemos assim; separamos o dinheiro em algumas quantias e colocamos em “esconderijos” na mala ou em outros lugares não prováveis! Até hoje nunca fomos roubados!

      Fico muito feliz em saber que você está gostando das nossas dicas e informações! Volte sempre aqui!

      Boa viagem!
      Ketrin

  8. Gostaria de saber que horas vocês estavam de volta desse passeio.. Estou fazendo uma mini programação e queria entender se temos o final da tarde livre ou somente a noite!
    Obrigada, seu blog é muito especial!
    Beijos

  9. Olá gostaria de saber se alguém sabe me informar como e o clima em cartagena e san andres em junho???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>